Além dos muros da escola...

Estudo do meio

Uma das principais atividades realizadas pelo Arte nos Fundos é o “Estudo do Meio” - trata-se de uma vivência que faz a conexão entre o conteúdo que se aprende em sala de aula e tudo aquilo que a criança apreende do mundo à sua volta.


Ao longo do segundo semestre de 2017, recebemos mais de 300 alunos de idades, séries e colégios diferentes, como St. Francis College, Colégio São Domingos e Escola Mobile Integral. As propostas de estudo do meio foram personalizadas e contextualizadas de acordo com os interesses de cada grupo.


Um dos grandes diferenciais do Arte nos Fundos é a integração das artes visuais com as demais áreas do conhecimento. Acreditamos na importância da interdisciplinaridade e no quanto a arte pode ser um instrumento norteador de investigação no processo de aprendizagem. Essa articulação entre ateliê e escola acaba permitindo uma compreensão mais profunda da realidade e, ao mesmo tempo, possibilita novas relações, sensações e experiências do aluno consigo mesmo e com o seu entorno. Por exemplo, em um dos estudos do meio, o Arte nos Fundos transformou-se em uma verdadeira fábrica de tinta! Ao longo da investigação, os alunos aprenderam sobre a origem e a história dos pigmentos, extraíram tintas dos mais variados materiais (plantas/flores/terra) e ainda criaram suas próprias tintas: “Cor-de-porco” e “Verde-de-monstro” são alguns dos nomes que deram para suas próprias criações. E, enquanto faziam essa jornada pelas cores, dava-se o diálogo entre ciência, arte e história. Em outra vivência, os alunos mergulharam no fascinante mundo da animação! Juntos, aprenderem as ferramentas e conceitos básicos da técnica de stop-motion, criaram suas próprias animações e se familiarizaram com a arte de criar uma narrativa - tudo isso enquanto exploravam vários conceitos relacionados à matemática!

Estes são apenas alguns exemplos das inúmeras possibilidades de estudos do meio que acontecem no Arte nos Fundos. Em essência, essas atividades possibilitam que alunos e professores vivenciem novas experiências com a arte e o universo que nos rodeia, desafiando cada um deles a ir além de uma simples experiência estética, compreendendo que a arte não só permeia todas as áreas do conhecimento como pode ser uma incrível ferramenta de interligação entre elas. Como diz o psicólogo e educador americano Howard Gardner: “Para que possamos preparar os indivíduos para viver uma vida esclarecida e realizada, devemos nutrir a capacidade desses indivíduos de unir o conhecimento das mais vastas e variadas fontes em um todo coerente”.


No fundo, as experiências criativas desenvolvidas durante os estudos do meio são uma manifestação viva de nossa missão no Arte nos Fundos: despertar e cultivar em cada pessoa o artista - e o ser - que ela é! Sendo assim, convidamos professores, coordenadores e diretores para conhecer o nosso trabalho. Caso haja interesse em desenvolver um estudo do meio conosco, ou queiram saber um pouco mais sobre as atividades realizadas no Arte nos Fundos, é só entrar em contato.

Contato:
Natalie Catlett
natalie@artenosfundos.com
(011) 98968-0370